Noticias

Publicada em 13 de Dezembro de 2017 ás 11:51:20
Share

Prefeitura realiza III Conferência Municipal de Educação

A Prefeitura de Coração de Maria, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta terça-feira (12/12), na Câmara Municipal de Vereadores, a III Conferência Municipal de Educação, que esse ano abordou o tema: A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

O evento contou com a presença do Prefeito Edimario Paim, Secretária de Educação Edineuza Cerqueira, Chefe de Gabinete Sandro Oliveira, Secretário de Administração Washington Oliveira, Secretária de Assistência Social Edlene Paim, Secretário de Agricultura Zé Maurílio, Vereadores, Gestores, professores, estudantes, representantes religiosos e da sociedade civil.    

Apresentação cultural:

Lívia Ferreira – Atriz, e Poeta

Luciano Ferreira – graduado em letras em espanhol, mestre em estudos literários, Cordelista, colecionador e pesquisador

 

 

 

Palestra magna:

Tema: Consolidação do SNE e o PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

Ministrante: Lanara Guimarães de Souza - Doutora em Educação (UFBA), Pedagoga (UNEB). Especialista em Planejamento e Gestão da Educação (UNEB), Professora adjunta da Faculdade de Educação (UFBA), Coordenadora de Design Educacional de Superintendência de Educação a Distância (UFBA)

Os delegados eleitos irão representar o município na CONAE – etapa estadual. Os delegados eleitos respeitaram o quantitativo estipulado no regimento interno da conferencia, sendo:

 

06 representando os Profissionais do Segmento Educação: gestores/as dos sistemas e das instituições de ensino e trabalhadores/as em educação do setor público e privado das diferentes etapas e modalidades de ensino; conselheiros/as dos diferentes conselhos de educação e controle social; mães/pais ou responsáveis e estudantes.

 

02 representando os Setores sociais: Movimentos de Afirmação da Diversidade e das Articulações Sociais em Defesa da Educação, Instituições Religiosas; empresários e Confederações Patronais; Entidades Municipalistas; Comissões de Educação do Poder Legislativo Estadual e Municipal; Instituições estaduais e municipais da área de fiscalização e controle de recursos públicos.

À tarde os trabalhos foram desenvolvidos na Escola Pedro Correia Damasceno onde aconteceu os debates dos eixos temáticos por sala.

OS EIXOS TEMÁTICOS:

 

Eixo I - O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

Coordenadores: Maria Vanuza Alves e Ivaneide de Oliveira

Eixo II -Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

Coordenadores: Marta Eugenia Amorim

Eixo III - Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social;

Coordenadores: Josefa Araújo e Kessia Pereira

Eixo IV - Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão;

Coordenadores: Andréa Queiroz e Pr. Celso Fabiano Farias

Eixo V - Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;

Coordenadores: Ligia Maria da Silva e Islomane Desidério

Eixo VI - Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação:  cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

Coordenador: Joelson Silva e Ivan Claudio Adorno 

Eixo VII - Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;

Coordenadores: Adauto Lima

Eixo VIII - Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

Coordenadores: Pr. Alex Reis

As contribuições e propostas aprovadas por maioria simples dos participantes inscritos e presentes da plenária final da Conferência Municipal estarão habilitadas, serão sistematizadas e encaminhadas ao Fórum Estadual de Educação.

 

 



Assessoria de Comunicação

 

Leia Também

 
74 Anos de Emancipação
Prefeito Paim da Farmácia fala das Ações do Governo
Prefeitura Municipal de Coração de Maria - Todos os direitos reservados
Praça Dr. Araújo Pinho, Centro - CEP 44250-000 - Coração de Maria - Bahia

Telefones das secretarias:

FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: (75) 3248-2067
FUNDO MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL: (75) 3248-2294
FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE: (75) 3248-2385
SECRETARIA DE OBRAS: (75) 3248-2568
SECRETARIA DE AGRICULTURA (75) 3248-2105
Visitas: visitas
(75) 3248-2489