Publicada em 10 de Fevereiro de 2014 ás 20:34:08

Perguntas e respostas sobre o SAMU de Coração de Maria

Por que foi alugado antecipado o prédio e o SAMU ainda não funciona?

R: Para implementação do SAMU nas cidades, foi solicitado (exigência) pelo Ministério da Saúde, que cada município solicitante, teria que adequar antecipadamente a base descentralizada do SAMU (Recepção, sala de coordenação, copa/cozinha, conforto feminino e masculino, banheiro masculino e feminino, sala de esterilização, área de lavagem de ambulâncias coberta e identificação da unidade). Além da realização do processo seletivo (condutor e técnico de enfermagem), curso introdutório de urgência e emergências para equipe convocada e instalação do sistema de rádio para o SAMU Coração de Maria. Todas as documentações foram enviadas para a coordenação do SAMU-Feira de Santana para posterior envio ao Ministério da Saúde, e liberação e envio da ambulância.

Qual o motivo que ainda não está funcionando o SAMU de Coração de Maria?

Segundo a Coordenadora do SAMU-Feira, a enfermeira Maíza Macêdo, os municípios que ainda não receberam ambulância, só as receberão quando os outros municípios que já tem ambulância desde dezembro de 2012 estiverem funcionando. Além de que, para funcionamento do SAMU dos municípios de Coração de Maria, Conceição do Jacuípe, Irará entre outros, será necessário a estruturação do SAMU-Feira de Santana e liberação do funcionamento pelo prefeito de Feira José Ronaldo de Carvalho.

Tem previsão para abrir o SAMU de Coração de Maria?

O SAMU de Coração de Maria está na dependência, assim como outros municípios da liberação para funcionamento pela gestão de Feira de Santana. Não tendo assim previsão de funcionamento. Portanto, o que é de responsabilidade do município de Coração de Maria foi feito. Não depende só do município para o SAMU fuicionar.

Coração de Maria-Bahia