Publicada em 19 de Julho de 2018 ás 11:53:18

Nota Oficial sobre a greve dos servidores da Educação

NOTA OFICIAL SOBRE A GREVE DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Coração de Maria, vem esclarecer a população sobre as diversas informações distorcidas e desprovidas de verdade, que irresponsavelmente foram divulgadas e estão sendo utilizadas para tumultuar os serviços da rede municipal de ensino, além de macular a imagem da gestão, direcionando o assunto para o campo político.Mesmo com a crise financeira que tem assolado diversos municípios com a queda de arrecadação, informamos que estamos em dias com pagamento dos salários dos servidores municipais.

A atual gestão sempre respeitou os seus servidores e tem sido uma das poucas gestões que paga o piso nacional do Magistério, quinquênio e mudança de nível na região. O valor médio dos salários dos profissionais do magistério em Coração de Maria é de R$ 3.400,00 onde alguns servidores têm salários de até R$ 4.200,00. De modo que os profissionais da educação custam ao Município o valor estimado mensal de R$ 1.120.000,00 (Um milhão cento e vinte mil reais).

A Gestão Municipal sempre manteve diálogo com a classe e explica que os dados e as projeções financeiras foram apresentados aos representantes do Sindicato dos Professores e comprovou que o município não comporta o aumento em 2018.

O encargo financeiro dos profissionais da educação, evidenciado pelo diagnóstico realizado na reunião que aconteceu no dia 12/07/2018, demonstraram que as despesas são maiores do que a receita, sendo tudo devidamente registrado em ATA, assinada pelos representantes da APLB e Conselhos, os quais reconheceram o déficit.

A previsão de recursos do FUNDEB 2018 é de aproximadamente de R$12.244.521,61. A despesa apenas para pagamento da folha dos servidores ativos da educação, incluindo o décimo terceiro e terço de férias é de aproximadamente R$ 14.912.393,38. Esse é o motivo do não reajuste. Não tem como ser pago, pois o déficit é de R$ 2.667,871,67 anual.

Nossos profissionais são dignos e merecem, mas Infelizmente é a realidade financeira do município que inviabiliza a possibilidade do aumento solicitado.

Irresponsavelmente, uma minoria incitou a greve sem querer entender que o aumento é impossível, e agora que não podem argumentar contra os números apresentados na reunião, querem tumultuar e prejudicar o ensino da rede pública municipal.

Nossos alunos não podem ser prejudicados.

Por fim, pedimos que os pais e responsáveis dos estudantes e toda a comunidade fiquem cientes quanto ao empenho da gestão em buscar uma solução responsável, dentro dos limites legais, fiscais e financeiros que o cenário atual do município comporta. De igual modo, será exigido o cumprimento do calendário escolar com a reposição dos dias letivos prejudicados pela greve.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORAÇÃO DE MARIA